Conheça Jundiaí - RE/MAX JAPI - Imobiliaria Jundiaí

Conheça Jundiaí

Ó terra querida, Jundiaí!

Considerada a segunda melhor cidade do país em qualidade de vida, Jundiaí é uma das melhores cidades para se morar!

Localizada a 57km da capital paulista, Jundiaí é a sexta maior cidade do interior e a sétima mais rica do Estado. Com infraestrutura de comércios e serviços, Jundiaí está há 365 anos acumulando muita tradição, cultura, lazer, contato com a natureza e avanço industrial.


História

Catedral Nossa Senhora do Desterro

Até o século XVII, a região de Jundiaí era habitada por povos indígenas que se dedicavam a produzir milho e mandioca. O nome ‘Jundiaí’, inclusive, tem origem tupi e vem da palavra “jundiá”, que significa bagre” e “y” (posteriormente Í) significa “rio”.
Nos anos de 1600 chegaram os primeiros colonizadores portugueses, motivados pelo movimento ‘bandeirantes’.

Foi na metade do século XIX, que a produção de café ganhou força e promoveu o desenvolvimento da cidade, com a chegada das ferrovias e industrias. Pelo aumento da procura de mão de obra, deu-se início ao processo de imigração. Os primeiros foram os italianos.

No século XX, com a chegada do abastecimento de água, energia elétrica e telefone, o processo de industrialização de Jundiaí cresceu mais ainda.


Desenvolvimento e Infraestrutura

Com 423 mil habitantes (Projeção IGBE/2020), a cidade é a 7a maior economia do Estado de São Paulo. Conta com mais de 700 indústrias, dentre elas multinacionais de alta tecnologia, como a Apple, Böllhoff e AkzoNobel.

Com excelente infraestrutura de comércio e serviços, oferece tudo de uma cidade de médio porte, com 4 shoppings com lojas nacionais e internacionais, um centro comercial estruturado e diverso.


Proximidade com a natureza

Serra do Japi

Jundiaí está aos pés da Serra do Japi, detentora de 7% de remanescentes da formação original da Mata Atlântica brasileira e um dos maiores tesouros da cidade, definida por muitos biólogos como “Castelo de Águas”, pela sua riqueza hídrica. De beleza inegável, é formada por uma cadeia montanhosa e abundante fauna e flora, ambiente sem igual para os apreciadores de caminhadas e trilhas.

Parque da Cidade

Além disso, a cidade conta com diversos parques, com destaque ao famoso Parque da Cidade, com extensa área para passear, pedalar e fazer piqueniques com a família e amigos. O Jardim Botânico tem estrutura preparada para exposição e reprodução de plantas, caminhadas, lagos, jardins, cascatas e coleções botânicas.


Vinhos e gastronomia

Pela forte influência da imigração italiana, a cidade é grande produtora de vinho artesanal. Atualmente, com 20 adegas - muitas delas com tradições que passam dos 100 anos - produzindo uma variedade imensa de vinhos! Dentre eles, brancos, tintos, rosés, frizantes, secos e suaves.

Com mais de centenas de restaurantes, Jundiaí atende todos os gostos. É possível encontrar sabores da gastronomia regional, nacional e internacional, com o toque de uma cidade que une o desenvolvimento urbano aos aromas rurais. Abrangendo a culinária italiana, árabe, francesa, portuguesa, mexicana, japonesa, sulista, nordestina, mineira, dentre outras. Padarias, docerias, pizzarias, hamburguerias, churrascarias, bares, choperias, casas noturnas, rodízios, opções naturais, fitness, veganas e vegetarianas! 


Cultura e lazer

Teatro Polytheama

O tempo livre e horas de lazer podem ser muito bem aproveitadas em Jundiaí. A cidade conta com diversos espaços culturais e turísticos, como o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, uma pinacoteca com extenso acervo literário e cinemateca. O Teatro Polytheama é um dos principais patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos da cidade, sempre abrigando espetáculos artísticos. Há diversos museus, com destaque ao Museu Solar do Barão, que retrata a história do Barão de Jundiaí.

Conta com 3 cinemas, boliches, eventos esportivos frequentes, circuito de vinhos, frutas e mais diversas atividades para todas as idades. 

Além disso, todo ano ocorrem as tradicionais festas.

A Festa da Uva deu-se início em 1934 e é reconhecida nacionalmente. Foi criada para celebrar a criação da uva niágara rosada, fruto de uma mutação genética espontânea e, atualmente, a uva mais consumida do Brasil. Hoje em dia, a festa conta com exposições e vendas da fruta, leilões, apresentações musicais, teatrais e de dança.


Não deixe de conferir o vídeo sobre a cidade:


Jundiaí, a cidade que une tradição e desenvolvimento!

Venha conhecer e encontre seu lar!

Fontes: Prefeitura de Jundiaí, Secretaria do Turismo de Jundiaí.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies